A procrastinação é um problema que atinge a sua produtividade e está todos os dias querendo te prejudicar. No artigo de hoje eu vou te passar 5 dicas infalíveis para você não deixar que nada perturbe sua produtividade.
E ao final do artigo eu gravei um podcast para caso você esteja com pouco tempo para ler. Então bora para leitura.
Imagine a seguinte situação em que você acorda pela manhã e conseguiu planejar no dia anterior como irá ser seu dia atual. Ainda assim, você toma um café da manhã e percebe que deu horário de realizar a primeira tarefa. Entretanto, você está vendo um vídeo no celular e acaba enrolando esse café da manhã mais uns 20 minutos. O tempo passou mais um pouco e aquela tarefa que ela para ter sido iniciada a 40 minutos atrás é finalmente iniciada. E claro, você não acabou a Tarefa A e partiu para Tarefa B.
Diante desse cenário, você sentiu um vontade de ir ao banheiro e depois passar na cozinha buscar uma água. O que acontece é que ao chegar na cozinha você pega uma fruta para comer, abre seu celular e fica ali 15 minutos olhando o feed do seu Instagram. Além disso, você passou mais 10 minutos mandando mensagem de WhatsApp e até deitou no sofá esticar as pernas. Após todo essa sequência de distrações você volta para produção e percebe que está atrasado em uns 45 minutos. Ou seja, mais uma tarefa você não consegue acabar e parte para próxima e próxima e próxima.
Enfim, imagine que esse ciclo acontece várias vezes no seu dia. É quase que imperceptível, mas acontece.
Resultado de tudo isso? Ao chegar no final do dia você sente cansado e uma coisa muito clara: O dia não rendeu nada.
“A procrastinação é ladrão do seu tempo, por isto não deixe para depois o que pode ser feito agora.” – autor desconhecido
Essa situação que eu exemplifiquei para você acima é típica na vida de muita gente. E se tem algo que vai atrapalhar e muito a sua produtividade é essas milhares de distrações tirando o seu tempo a todo instante. E agora eu vou te passar 5 dicas para evitar que você deixe a procrastinação dominá-lo.

1° dica da procrastinação: Retire o máximo de distração de perto de você
É humanamente impossível você manter concentração no que é preciso ser feito com pessoas falando contigo, com celular apitando a cada 10 segundos e com a Netflix ligada na televisão ao seu lado. Ou seja, evite a todo custo estar perto de distrações como essas.
Se programe e desligue o celular, fique sozinho ou no máximo de silêncio possível para que consiga manter o foco.
2° dica da procrastinação: Iniciativa e Acabativa, sempre.
Assim que você iniciar uma tarefa tenha em mente que você precisará terminar essa mesma tarefa. Claro que em algumas ocasiões será preciso adiá-las. Entretanto, o foco aqui é iniciar e acabar aquelas tarefas sempre que possível.
Ao montar a sua agenda de tarefas, você começa priorizando as mais importante, aquelas que tem urgência maior e que necessitam de dedicação. Por fim, você realiza as tarefas mais simples que não precisam de tanta atenção assim.
E aqui um detalhe: Não é porque essas tarefas não precisam de atenção que elas não precisam ser feitas. Não deixe isso acumular para não virar uma bola de neve incontrolável.
3° dica da procrastinação: Estabeleça recompensas
“Só trabalho sem diversão, faz do Jack um bobão”
É importante estimular a automotivação e uma ótima maneira de fazer isso é através da criação de recompensas para si mesmo. Ou seja, sabe aquela Netflix que você gosta? E aquele joguinho do celular? É, você pode sim ter acesso a eles SEM CULPA ALGUMA, mas antes é preciso trabalhar duro. Após você montar sua agenda de tarefas, divida em grupos e estipule algumas recompensas pela conclusão de cada grupo.
Isso vai fazer com que você dê mais de si para alcançar aquela recompensa. E uma observação: Não faça disso um hábito, um combustível. As recompensas são apenas para mante-lo motivado, mas não é o objetivo principal.
“Procrastinação trás alívio imediato e fracasso ao longo prazo.” – Josevan Oliveira
4° dica da procrastinação: Perdoe-se ao errar
O exercício de perdoar-se é importante para que você não se fruste e desmotive-se.
Errar é humano, é normal e todos nós erramos. O segredo está em se perdoar e questionar a si mesmo com o intuito de descobrir a raiz daquele erro para que você evite a qualquer custo cometer novamente o mesmo erro.
Sabe aquela frase: “Errar é humano, insistir o erro é burrice”.
Então, cuide, mantenha o foco e vá para cima novamente. Sem deixar se abalar, apenas faça.
5° dica da procrastinação: Mude a sua rotina
Algumas vezes não percebemos, mas a rotina em si causa um cansaço fazendo com que seu cérebro procure distrações para tirar você dessa zona de desconforto. Sendo assim, procure mudar um pouco a sua rotina e por mais que exista coisas com que você não pode evitar, troque o período que você realiza essa tarefa.
Caso você faça exercícios cedo e estude pela tarde, mude, faça alguns testes e veja como o seu corpo reage a toda essa mudança.
Busque de alguma forma quebrar esse ritmo de rotina para evitar ao máximo aquele cansaço indesejado.