No artigo de hoje, vamos falar sobre uma síndrome que afeta muitas pessoas, independente do estágio de vida em que elas estejam. Vamos falar sobre a síndrome do impostor e como acabar com ela.
Caso você esteja sem tempo de ler, no final da página tem esse artigo gravado para você ouvir!
Antes de mais nada, vamos entender o que é síndrome do impostor. Basicamente, essa síndrome consiste na pessoa acreditar que todas as suas conquistas são fruto da sorte, acaso e até mesmo da ajuda de outras pessoas. Sendo assim, a pessoa que tem a síndrome do impostor acredita ser um fracasso, uma mentira por completo.
A síndrome do impostor é muito comum em jovens que estão começando suas vidas adultas, se deparando com a faculdade e mercado de trabalho. Também é muito comum em pessoas que possuem atividades e profissões extremamente competitivas, como atores, atletas, grandes executivos e empreendedores.
A síndrome do impostor começa a se desenvolver quando você se torna alvo de um possível julgamento, seja no trabalho, faculdade, escola ou até mesmo um autojulgamento. E qualquer pessoa pode estar sujeita a sofrer dessa síndrome.
Alguns dos principais sintomas são:
Querer sempre agradar todo mundo
Ficar se comparando com os demais
Ter medo de se expor
Adiar constantemente suas tarefas
Se auto-sabotar
Ser extremamente workaholic
Como acabar com a Síndrome do Impostor
Como você já perceberam aqui, a síndrome se trata de uma condição psicológica que a pessoa tem, ou seja, não é um problema físico irreversível. Por isso, fique tranquilo, se você sofre com isso, tem cura!
Fiz aqui uma listinha de coisas que podem te ajudar a vencer esse problema.
- Se abra com a pessoa que você confia e conte sobre o que você sente;
- Tenha um mentor que possa te ajudar a sair dessa;
- Procurar ajuda de uma psicóloga;
- Aceitar que todos erram, independente da experiência que tenham;
- Entender que sempre vai existir problemas para resolver;
- Construir mindsets fortes que façam você vencer o pensamento de ser uma fraude;