Você tem síndrome do impostor? Descubra como acabar com ela

No artigo de hoje, vamos falar sobre uma síndrome que afeta muitas pessoas, independente do estágio de vida em que elas estejam. Vamos falar sobre a síndrome do impostor e como acabar com ela. 

Caso você esteja sem tempo de ler, no final da página tem esse artigo gravado para você ouvir!

Antes de mais nada, vamos entender o que é síndrome do impostor. Basicamente, essa síndrome consiste na pessoa acreditar que todas as suas conquistas são fruto da sorte, acaso e até mesmo da ajuda de outras pessoas. Sendo assim, a pessoa que tem a síndrome do impostor acredita ser um fracasso, uma mentira por completo. 

A síndrome do impostor é muito comum em jovens que estão começando suas vidas adultas, se deparando com a faculdade e mercado de trabalho. Também é muito comum em pessoas que possuem atividades e profissões extremamente competitivas, como atores, atletas, grandes executivos e empreendedores. 

A síndrome do impostor começa a se desenvolver quando você se torna alvo de um possível julgamento, seja no trabalho, faculdade, escola ou até mesmo um autojulgamento. E qualquer pessoa pode estar sujeita a sofrer dessa síndrome. 

Alguns dos principais sintomas são: 

Querer sempre agradar todo mundo

Quem sofre da síndrome do impostor acaba sempre querendo agradar a todo mundo, por acreditar que essa é a única maneira de se destacar dos demais e de não ser desmascarado por todos.
 

Ficar se comparando com os demais

Um dos sintomas que geram mais desconforto é o fato que a pessoa que sofre da síndrome acaba se comparando constantemente com os outros, e acha que nunca é suficientemente boa perante outras pessoas. 
 

Ter medo de se expor

Como já citamos, a pessoa que sofre da Síndrome do Impostor acredita ser uma mentira em forma de gente, por isso, com medo de ser “descoberta”, quem sofre desse problema acaba sempre evitando ser exposto, principalmente em momentos em que pode rolar um feedback ou avaliação.
 

Adiar constantemente suas tarefas

Para quem sofre de Síndrome do Impostor, adiar sua tarefas é uma arte! Porém, ela não faz isso por mal e sim por pensar que adiando suas tarefas, consequentemente adiará o julgamento que ela o trará quando for finalizada. 
 

Se auto-sabotar

A auto-sabotagem é comum no dia a dia de quem sofre com esse problema. Quem convive com a síndrome do impostor acredita que não se pode evitar o fracasso, e por isso não faz diferença se elas serem bem sucedidas em uma tarefa ou não, afinal, aquilo vai dar errado mesmo.
 

Ser extremamente workaholic

Workaholic é dependente do trabalho, como se ele realmente fosse um vício e a pessoa uma viciada. Enfim, quem sofre da Síndrome do Impostor, acaba se tornando um workaholic insano, ou seja, ela acaba colocando um esforço extraordinário no trabalho por acreditar que essa é a única maneira de se sair bem, já que as outras pessoas são mais inteligentes que ela. 
 
Esses sintomas que citamos acima não são regras, pode ser que alguns deles se manifestem em você e outros não (e não é porque você se identificou com alguma coisa ali que isso faz você “portador” da Síndrome). É bom mensurar para entender se você realmente sofre dessa Síndrome ou não. 
 

 

Como acabar com a Síndrome do Impostor

Como você já perceberam aqui, a síndrome se trata de uma condição psicológica que a pessoa tem, ou seja, não é um problema físico irreversível. Por isso, fique tranquilo, se você sofre com isso, tem cura!

 

Fiz aqui uma listinha de coisas que podem te ajudar a vencer esse problema.

  • Se abra com a pessoa que você confia e conte sobre o que você sente;
  • Tenha um mentor que possa te ajudar a sair dessa;
  • Procurar ajuda de uma psicóloga;
  • Aceitar que todos erram, independente da experiência que tenham;
  • Entender que sempre vai existir problemas para resolver;
  • Construir mindsets fortes que façam você vencer o pensamento de ser uma fraude;
 
Vencer a Síndrome do Impostor não é nada fácil, mas sem dúvidas é possível! Que tal aproveitar que 2019 acabou de iniciar para dar um passo importante na sua vida e acabar de vez com esse problema?!

MAIS CONTEÚDOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ

LEIA TAMBÉM

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email