5 Maneiras de Aumentar Seu Score de Crédito

E aí, meus queridos e queridas! Tudo bem?

Nesse artigo de hoje vou ensinar para você 5 técnicas para ajudar a aumentar o seu Score de Crédito e com isso melhorar sua vida financeira. Se você está afim de aprender tudo, não esqueça de ler cada dica e coloca-lá em prática. Ta sem tempo de ler? É só rolar até o final da página que tem esse artigo gravado em podcast para você ouvir! 

Antes de mais nada, alguma vez você já tentou fazer um empréstimo para comprar aquele AP maneiro ou o carro que você queria? Ou até mesmo solicitar aquele cartão de crédito da moda que todo mundo tem? Pois saiba que seu Score de Crédito está diretamente ligado com isso e é muito importante você saber como ele funciona! 

Pois bem, vamos lá! Mas antes de mais nada, o que é Score de Crédito

Score de Crédito é o um tipo de nota que instituições de proteção de crédito como Serasa, SPC, etc… te dão para classificar se você é um bom pagador ou um potencial risco (pessoa que pode vir a ficar devendo).

Basicamente seu Score funciona da seguinte maneira:

Seu score vai de 0 a 1000, sendo que:

  • 0 a 300 – alto risco de inadimplência;
  • 300 a 700 – médio risco de inadimplência;
  • Acima de 700 – baixo risco de inadimplência;

 

Mas antes de saber como aumentar o seu Score, é importante saber quais são os principais fatores que levam ele a abaixar. Segundo as instituições de crédito, os principais motivos pelo qual o seu Score abaixa são:

  • Não pagamento de Dívidas;
  • Não pagamento de faturas ou atraso das mesmas;
  • Ter muitos empréstimos em seu nome;
  • Ter vários cartões de créditos em seu nome;
  • Não possuir nenhuma dívida (acredite, é isso ai mesmo);

 

Agora que você já entendeu como funciona o Score e como ele pode vir a abaixar, vamos as 5 dicas que vão te ajudar a aumenta-lo. 

 

1 – Page suas contas em dia.

Ava? Sério? Parece bobo né?! Ter que pagar as contas em dia para aumentar o seu Score, mas é isso mesmo, muitas pessoas na correria do dia a dia acabam esquecendo de pagar ou atrasando alguns dias, muitas vezes esses dias acumulados, ou em várias contas diferentes, fazem o sistema dos órgãos entender que você é uma pessoa que nunca paga no dia as contas, mesmo que pague, sempre vai atrasar… ou seja: seu Score abaixa. 

 

2 – Tenha contas em seu nome.

Bizarro isso né? Ter que ter contas pra aumentar o Score… mas é isso mesmo!

Imagina que uma pessoa que você nunca viu na vida chega na sua casa e te pede 10 mil reais emprestados. O que você faz? Eu não emprestaria nem a pau! É justamente isso que acontece quando você não tem contas no seu nome, o sistema acaba ficando sem referência alguma de crédito e nem chega a considerar você como consumidor, ou seja, Score negativado novamente.

Uma sub-dica desse tópico, é que se você não tem dívida nenhuma, fala com seus pais para colocarem algumas contas no seu nome (claro que você tem que ser maior de idade para isso), mas mesmo que não seja você que esteja pagando as contas, como elas estão no seu nome o sistema vai achar que é você.

Por isso é importante ter contas em seu nome, mas lembre-se sempre da dica número 1.

 

3 –  Não peça crédito o tempo todo.

Cuidado com a frequência que você pede crédito para as instituições financeiras, se você é do tipo que a cada dois meses tenta pedir um empréstimo ou cartão de crédito mesmo que negaram para você na última vez que pediu, é melhor parar! 

 Se você tem muitos cartões de créditos e empréstimos e mesmo assim continua pedindo mais, o sistema vai interpretar você como um “spam bancário” e potencial risco para as instituições de crédito, ou seja, vão abaixar ainda mais o seu Score.

 

4 –  Busque negociar suas dívidas.

Como meu pai sempre diz: feio não é dever, feio é fingir que não deve! 

Isso parece básico, mas acredite, algumas pessoas devem, sabem disso e simplesmente fingem que nem sabe do que se trata… você não tem ideia de como isso é “cancerígeno” para o seu Score Bancário. 

Ou seja, se você deve pra qualquer instituição financeira, vai atrás e busque negociar suas dívidas. Isso demonstra que você está interessado em pagar e não está agindo de má fé esquecendo a dívida na gaveta.

 

5 –  Pague suas contas no vencimento.

Um belo hábito que sem dúvidas ajuda a aumentar o seu Score e pagar suas contas na data do vencimento, ou antes. 

Sabe aqueles dois dias que a conta atrasou porque você esqueceu de pagar? Ou porque tava muito ocupado pra ir no banco e acabou deixando pra lá? Então, só esses diazinhos de atraso já são o suficiente para abaixar o seu Score. 

Por esse motivo, se planeje e saiba exatamente quando suas contas vencem, uma dica é usar o agendamento bancário. Agende o pagamento dos boletos através do seu aplicativo do banco, coloque sempre para pagar no vencimento ou um a dois dias antes, deixa o aplicativo fazer o trabalho por você! Assim você não esquece de pagar e consequentemente o sistema vai entender que você é um bom pagar que sempre paga as contas em dia. 

 

Para consultar em que patamar está seu Score de Crédito basta acessar o site do Serasa Consumidor, é só fazer um cadastro rápido e sempre acompanhar o seu Score por lá.

 

Todas essas mudanças acima levam tempo para acontecer e mudar seu Score, ou seja, nada vai mudar do dia para a noite… justamente por esse motivo, existem treinamentos especializados em ajudar as pessoas a aumentar seus Scores. Se você quiser saber mais como isso funciona, basta acessar o link abaixo:

 

MAIS CONTEÚDOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ

LEIA TAMBÉM

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email